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Sala de aula

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO

1. CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DA ACTIVIDADE FORMATIVA

 

1.1 Definição e alteração de horários, locais e cronograma

 

As ações de formação realizam-se no horário e local mais conveniente para o cliente, que pode ser nas suas instalações ou em qualquer outro local designado pelo mesmo e de acordo com as necessidades das ações a realizar. Antes do início da Acão de formação, o coordenador pedagógico elabora o cronograma da mesma. O formador tem a obrigação de cumprir o cronograma definido, de modo a que a Acão termine no prazo previsto. As sessões que, por motivos de força maior, não sejam ministradas nos dias previstos no cronograma, serão repostas no mais curto espaço de tempo possível, de modo a que a programação do curso fique novamente atualizada, tentando encontrar uma data consensual no grupo de formandos. Por sugestão dos formandos ou formador, o horário estipulado inicialmente para as ações de formação pode ser alterado, se houver concordância unânime dos intervenientes e validação do coordenador pedagógico.

 

1.2 Cancelamento ou interrupção do curso; não comparências e substituição de formandos

 

·Cancelamento por iniciativa ou a pedido do cliente: A Actio Lean Consulting aceita o cancelamento da ação de formação e realiza a devolução integral do valor que tenha sido pago, apenas se o cancelamento ou desistência ocorrer até dez dias úteis antes do início da mesma. No que se refere a cancelamentos posteriores, darão origem à retenção de 35% do valor total do curso para compensação de despesas administrativas e demais prejuízos sofridos por cancelamento de última hora. O cancelamento deve ser formalizado por escrito para o seguinte endereço de e-mail: actiolean@actio-consulting.pt

 

  • Interrupção: em caso de interrupção do curso a pedido do cliente, o valor dos honorários é devido na íntegra. O curso poderá ser reatado no prazo máximo de 30 dias, em datas a acordar por ambas as partes.

 

·Não comparências à data de início do curso ou substituições de formandos são permitidas, mas não darão direito a qualquer alteração do valor dos honorários acordados para o curso.

 

1.3 Adiamento e cancelamento de ações

 

A Actio Lean Consulting reserva o direito de adiar o início de qualquer ação de formação até 60 dias para além da data inicialmente prevista, sem que tal facto implique qualquer devolução das verbas já pagas pelo cliente. A data definitiva da ação é acordada com o cliente, pelo menos, 10 dias úteis antes do seu início, por contacto telefónico ou e-mail.

 

No caso do cancelamento de ações de formação por motivo de força maior, a Actio Lean Consulting comunica o cancelamento da ação ao cliente, até 3 dias úteis antes do início previsto. Neste caso, a importância paga pelo cliente é integralmente devolvida. No entanto, o cliente, não tem direito a quaisquer indemnizações ou compensações pela não realização da ação de formação.

 

1.4 Pagamentos e devoluções

 

O pagamento do valor total do curso deverá ser realizado a pronto, antes do início da ação de formação, por transferência bancária ou por cheque, à ordem de Actio Lean Consulting, Lda. A Actio Lean Consulting procede à emissão da fatura, a qual é remetida por carta, para a morada indicada pelo cliente. A Actio Lean Consulting reserva o direito de fixar outro plano de pagamento (30 dias ou 60 dias) de acordo com a empresa cliente.

A devolução pela Actio Lean Consulting de valores já liquidados será feito no prazo máximo de 5 dias úteis contados a partir do facto que tenha dado origem à devolução.

 

 

 

2. CRITÉRIOS E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO

 

2.1. Avaliação de satisfação dos formandos

 

A avaliação de satisfação dos formandos ocorre no final de cada módulo ou no final da ação de formação e visa avaliar o grau de satisfação em relação ao processo formativo que está a decorrer ou que acaba de terminar. Esta avaliação é constituída pelos seguintes instrumentos:

 

·Avaliação do desenvolvimento da ação de formação: visa avaliar o grau de satisfação dos formandos no que respeita ao conteúdo teórico da ação, utilidade dos temas tratados, duração da ação e tempo dedicado a exercícios/ casos práticos.

·Avaliação da qualidade dos meios distribuídos: visa avaliar o grau de satisfação dos formandos no que respeita aos exemplos de aplicação, simulações/ jogos/ exercícios, suportes audiovisuais e manual.

·Avaliação do formador: visa avaliar o grau de satisfação dos formandos no que respeita ao formador do módulo/ação avaliando a sua pontualidade e assiduidade, interação com os formandos, domínio dos temas abordados, capacidade de comunicação, cumprimento de objetivos, programas e planos, disponibilidade relativamente a dúvidas colocadas.

·Avaliação global da ação.

Os dados recolhidos serão tratados estatisticamente, com o objetivo de melhorar continuamente a qualidade dos serviços prestados.

 

 

2.2. Avaliação pedagógica

 

A avaliação de conhecimentos e/ou competências adquiridas tem como objetivo validar a apreensão de conhecimentos e competências previamente definidas. A avaliação é elaborada no final de cada módulo ou apenas no final da ação formativa, dependendo do tipo de curso e registada pelo formador no formulário de avaliação do formando. Esta avaliação é expressa quantitativamente numa escala de 1 a 5 valores, em que 1 representa “Mau” e 5 representa “Muito Bom”.

Os mecanismos de avaliação poderão ser:

 

·Observação: avalia individualmente o percurso de aprendizagem de cada formando ao longo da ação de formação, tendo em conta a sua participação, resolução de exercícios ou aplicação direta dos conhecimentos.

·Teste de avaliação: avalia em que medida os temas abordados foram aprendidos pelo formando, ou seja, quais as mudanças verificadas ao nível do saber-saber (conhecimentos), do saber-fazer (aptidões) e do saber-estar (atitudes). É obrigatória a presença do formando no momento deste instrumento de avaliação, cuja não realização implica a obtenção da nota “1” na ação/módulo. Em caso de impossibilidade de o formando realizar a avaliação em conjunto com os restantes elementos, pode solicitar a sua realização num outro dia, de acordo com a disponibilidade do formador.

 

2.3. Avaliação da eficácia da formação

 

Esta avaliação visa medir a transferência dos conhecimentos adquiridos para as funções do formando. Realiza-se 6 meses após o final da formação e tem o contributo do formando e do seu responsável hierárquico. Para o efeito, a Actio Lean Consulting enviará o formulário de avaliação para a empresa cliente, por email endereçado à pessoa responsável pelo curso, solicitando que organize com os formandos e seus supervisores o preenchimento do mesmo. No final o formulário será devolvido à Actio Lean Consulting para análise e tratamento estatístico.

 

2.4 Atribuição de Certificados

 

No final da formação, serão atribuídos certificados de aproveitamento/participação a todos os formandos que cumpram os seguintes requisitos:

         1º tenham participado em pelo menos 80% das horas da formação

2º cuja avaliação, conforme descrita no ponto 2.2, seja positiva

3º cujos dados de identificação, atualizados, nos tenham sido fornecidos

 

 

3. DESCRIÇÃO GENÉRICA DE FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES

 

A equipa pedagógica da Actio Lean Consulting tem por missão o planeamento, a conceção, a organização e a execução das ações de formação. Os elementos que constituem a equipa e as suas respetivas responsabilidades são as seguintes:

 

·Gestor(a) de formação – é o elemento que tem como responsabilidade o planeamento, execução, acompanhamento, controlo e avaliação do plano de atividades; a gestão dos recursos afetos à formação; a articulação com os responsáveis máximos da entidade e com os destinatários da formação; a promoção das ações de revisão e melhoria contínua e a implementação dos mecanismos de qualidade da formação;

·Coordenador(a) pedagógico(a) – responsável pelo apoio à gestão da formação e pela gestão pedagógica da mesma, assegurando a articulação com o gestor de formação; articulação com a equipa de formadores na fase de conceção dos programas; acompanhamento pedagógico dos formandos e dos formadores na fase de execução da ação; a resolução de questões pedagógicas e organizativas das ações.  

·Formador – responsável pela preparação e desenvolvimento pedagógico das ações de formação.

 

 

4. PROCEDIMENTO DE TRATAMENTO DE OCORRÊNCIAS E RECLAMAÇÕES

 

4.1. Registo de ocorrências: O formulário de registo de ocorrências é disponibilizado no dossier técnico-pedagógico da ação de formação podendo ser preenchido pelos formadores, coordenador pedagógico, formando ou outros intervenientes e destina-se a reportar ocorrências de carácter diverso. Este formulário deve ser entregue ao Gestor de Formação em mão ou enviado por email para o endereço indicado na própria ficha. O autor do registo de ocorrência deverá ser notificado no prazo máximo de 10 dias úteis.

 

4.2. Registo de reclamações: As reclamações serão registadas e tratadas da mesma forma que as ocorrências ou, em alternativa, utilizando o livro de reclamações disponível na sede da Actio Lean Consulting de acordo com o previsto no Decreto-Lei n.º 371/2007, de 6 de Novembro.

 

5.CERTIFICADOS

No final de cada ação de formação é emitido um Certificado de Formação Profissional, de acordo com o modelo publicado na Portaria n.º 474/2010. O certificado contém os dados identificadores do formando, o nome do curso, o número total de horas da ação e a data de conclusão do mesmo.

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