Desenho de Experiências

Metodologia de resolução de problemas de qualidade e redução da variação dos processos. Há 3 famílias de Desenho de Experiências: Clássica, Taguchi e Shainin. As técnicas clássicas foram desenvolvidas por Sir Ronald Fisher nos anos 20 do século passado para aplicação no sector da agricultura e estiveram na origem de um grande aumento da produtividade do sector no Reino Unido. O objectivo do Desenho de Experiências é estudar o comportamento de um processo pela medição dos seus resultados ou características críticas – designadas por Y(s). Para tal define-se um conjunto de combinações possíveis entre os "inputs" ou variáveis do processo - designadas por X - e realizam-se várias experiências, de forma a medir o Y. Em seguida calcula-se, com base nos resultados das experiências, qual (ou quais) dos "inputs" tem um efeito significativo no processo; calculam-se, ainda, as interacções entre os diferentes factores. Por outras palavras, determina-se o nível óptimo de ajuste dos "inputs" do processo de forma a conseguir um processo mais robusto, ou seja, com menos variação do “output” .

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