Hoshin Kanri

Hoshin Kanri

Hoshin Kanri

Hoshin Kanri

Do japonês Ho (método), Shin (agulha, bússola) e Kanri (administração, controlo), Hoshin Kanri pode ser definido como metodologia de definição, desdobramento e comunicação de objetivos estratégicos. O Hoshin Kanri permite declinar, de uma maneira coerente e por toda a organização, a visão, a missão e os objetivos estratégicos em objetivos locais e em ações concretas. Liga assim, de forma sistemática, a estratégia com a ação, envolvendo todas as pessoas, e responsabilizando cada interveniente na concretização da sua parte do plano. A sua correta aplicação, com uma forte componente visual, segue o Ciclo PDCA. O Hoshin Kanri, parte fundamental de uma Transformação Lean, obriga ao alinhamento (vertical e transversal) dos indicadores de gestão KPI e tem como consequência lógica a gestão normalizada do terreno.

From the Japanese Ho (method), Shin (needle, compass) and Kanri (management, control), Hoshin Kanri may be defined as a methodology for defining, deploying and communicating strategy. Hoshin Kanri enables the translation, in a consistent way across the entire organization, of the vision, the mission and the strategic goals into local targets and improvement actions. It connects systematically strategy and action, involving everybody and making everyone accountable for implementing his/her part of the plan. Its correct application, making use of visual means, follows the PDCA cycle. Hoshin Kanri, a fundamental part of any Lean Transformation, promotes the alignment (both vertical and horizontal) of key performance indicators KPI and, as a logical consequence, standardized gemba management.

Del japonés Ho (método), Shin (aguja, brújula) y Kanri (gestión, control), Hoshin Kanri se puede definir como una metodología para definir, implementar y comunicar la estrategia. Hoshin Kanri permite implementar, de manera consistente a través de toda la organización, la visión, la misión y los objetivos estratégicos en objetivos y acciones locales de mejora. Une de ese modo estrategia sistemática y acción, involucrando a todas las personas haciendo que cada uno tome su parte de responsabilidad del plan. Su correcta aplicación, haciendo uso de medios visuales, sigue el ciclo PDCA. Hoshin Kanri, parte fundamental de cualquier transformación Lean, promueve la alineación (vertical y horizontal) de los indicadores de rendimiento clave (KPI) y, como consecuencia lógica, la gestión estandarizada del gemba.

A partir des mots japonais Ho (méthode), Shin (aiguille, boussole) et Kanri (administration, contrôle), Hoshin Kanri peut se définir comme une méthodologie de définition, de déploiement et de communication d'objectifs stratégiques. Hoshin Kanri permet de traduire, de façon cohérente et à travers toute l'organisation, la vision, la mission et les objectifs stratégiques en objectifs locaux et actions concrètes. Ainsi, on relie systématiquement la stratégie à l'action, impliquant tous les acteurs et responsabilisant chaque partie prenante dans la réalisation de sa part du plan. Son application correcte, avec une forte composante visuelle, suit le cycle PDCA. Hoshin Kanri, élément fondamental d'une transformation Lean, requiert l'alignement (vertical et transversal) des indicateurs de gestion et a comme conséquence logique une gestion standardisée du terrain.